Descarrega já a nossa APP!

Exposição

DESIGN EM CADEIA

No âmbito do Dia Internacional do Design, pretendemos celebrar a criatividade, os designers e o design nas suas diversas vertentes (gráfico, multimédia, do produto, ambiente e moda).

Interessa-nos nesta exposição focar o processo técnico e criativo, desconstruindo as etapas de criação dos projetos/obras, assim como promover uma reflexão sobre os diversos problemas conceptuais e operacionais colocados aos criativos.

Ao desvendar algumas das etapas do processo criativo, queremos também gerar uma maior consciencialização e valorização do trabalho do designer por parte do público, quer ao nível da idealização como da execução.

Expositores

Celebra o Design e a Criatividade.

Hashtaga Viana!

Debate

O PAPEL DO MUNDO DIGITAL NA AFIRMAÇÃO CRIATIVA

A revolução tecnológica trouxe novas ferramentas e novos hábitos tanto aos designers como aos seus públicos, na capacidade de criar e de se expressarem, e do ponto de vista da captação da mensagem.

Estas ferramentas permitem um maior alcance das audiências e podem ser um fator chave no processo de comunicação e na amplificação dos méritos do autor, mas também colocam novos desafios, gerados pela entropia e atropelo das muitas criações apresentadas, tornando o processo de afirmação criativa uma tarefa árdua.

Com base em case studies de sucesso, queremos discutir de que forma é que esta nova dinâmica influencia e potencia os autores e os seus projetos.

Oradores

MURAL

LIBERDADE

Pretendemos com este projeto criar uma obra onde a liberdade é o mote para a criação, a liberdade do 25 de abril, a liberdade de expressão, a liberdade que aguarda os reclusos e a liberdade de pensamento que não pode ser enclausurada.

Levar a liberdade para o local onde está mais condicionada é uma dicotomia, quase provocatória, que pretende chamar a atenção para o Humano que existe no interior do estabelecimento prisional.

No “inconsciente” deste projeto está implícita uma filosofia anti-ego artística, visto que esta não poderá ser apreciada pelo público em geral, somente pelos reclusos.

O desafio foi aceite pelo artista plástico português Damião Porto que, enquanto artista, procura questionar as linhas de força que atravessam o campo figurativo e explorar em simultâneo o sentido das formas visuais derivadas de uma estética (neo) realista, aliada à desmontagem de uma imagem real ou conceptual.

Timeline

17 ABRIL

PINTURA

PINTURA DO MURAL

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE VIANA DO CASTELO

24 ABRIL

EXPOSIÇÃO

DESIGN EM CADEIA

ANTIGOS PAÇOS DO CONCELHO

27 ABRIL

DEBATE

O PAPEL DO MUNDO DIGITAL NA AFIRMAÇÃO CRIATIVA

LETHESHOME

02 MAIO

EXPOSIÇÃO

DESIGN EM CADEIA

LETHESHOME

08 MAIO

EXPOSIÇÃO

DESIGN EM CADEIA

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE VIANA DO CASTELO

Entidades

O que é

Hashtag é uma plataforma que dinamiza periodicamente eventos de impacto cívico e cultural. Tem por objetivo contribuir positivamente na formação das novas gerações de criativos. Através da realização de debates, conferências, seminários, exposições, formações, workshops, outras atividades congéneres e, sempre que adequado, associado a um propósito social.
Defendemos e promovemos o conhecimento do passado, do presente e do que se pensa serem as tendências de futuro de diversos temas relevantes para a sociedade em geral, assim como para a área da cultura e criatividade em particular.
Visamos o desenvolvimento de projetos em parceria, assim como realizar ações de intercâmbio cultural ao nível nacional e internacional.

Contactos