Abril é sinónimo de Design. É por isso que o Hashtag Design 2018 pretende continuar a celebrar a criatividade, desta vez lado a lado com a tipografia, a letra, a palavra, o livro e a imprensa. Mais do que o desenho de uma letra, a tipografia é responsável pela transmissão de mensagens e conceitos. Em destaque ou de forma subliminar, carrega mensagens nucleares ou nonsense, tem função de informação ou entretenimento.

É democrática e eclética, não tem forma nem dimensão, tem apenas impacto. Com ou sem serifa, em caixa alta ou baixa, bold ou regular, gótica, redonda, contemporânea e até digital, a letra e a formação de palavras são indispensáveis na compreensão da mensagem escrita e emocional gerada pelo design.

CELEBRA O DESIGN E A CRIATIVIDADE. HASHTAGA VIANA!

EXPOSIÇÕES

ANDREW HOWARD

LANGUAGE MADE VISIBLE

Andrew Howard é um designer gráfico Britânico, docente, curador e autor de obras sobre design. A morar em Portugal desde 1993, fundou no Porto o Studio Andrew Howard, um estúdio especializado em trabalhos editoriais e de design para exposições e para instituições culturais e educacionais, tendo já recebido diversos prémios internacionais – New York Type Directors Club; Art Directors Club of America; International Society of Typographic Designers; entre outros.Em 2009 tornou-se diretor do curso de mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), onde leciona há mais de 20 anos. Em 2013 fundou a Escola de Verão do Porto Design, uma iniciativa educacional independente voltada para o design editorial. Andrew Howard é responsável pela conferência internacional Personal Views que, desde 2003, já reuniu mais de 50 dos principais designers e docentes de design do mundo, num fórum exclusivo para discutir os limites da prática do design contemporâneo. É também autor do livro “Gateways: International book cover design”.

R2DESIGN

LETRAS NA PAISAGEM

R2 é um reconhecido estúdio, fundado em 1995 por Lizá Defossez Ramalho (Troyes, França) e Artur Rebelo (Porto, Portugal), reconhecido pelo seu know-how em diferentes canais, formatos e aplicações.Este é um estúdio que trabalha de acordo com uma visão singular e multidimensional, seja para a sinalização de museus, como para a fachada de uma igreja do século XIX. Embora seja profundamente influenciado pelos campos da arte contemporânea e da arquitetura, o pensamento do R2 revela uma consciência da história do design e do vernáculo.Valoriza a tipografia pela sua natureza estrutural e as formas transversais são celebradas com uma preocupação rigorosa de equilíbrio, simplicidade e contenção. Cada projeto é, por isso, singular.

Descarrega já a nossa APP!

PORTO CARTOON

GUTENBERG NO CARTOON INTERNACIONAL

Iniciado em 1999, o PortoCartoon cedo se transformou num ponto de atração do desenho humorístico à escala mundial. Centenas de cartunistas participam nele todos os anos, com cartoons que enobrecem essa linguagem universal do cartoon que é percetível em qualquer parte do mundo. A afirmação do cartoon como uma das linguagens mais universais está aqui bem patente, através de uma larga e criativa diversidade de estilos e mensagens de humor. No seu conjunto, a galeria evidencia que o cartoon é um bom barómetro da liberdade e da democracia.

ESTAB. PRISIONAL

A CENSURA ERA UM PILAR DA DITADURA

Esta é uma pequena exposição da Censura do Estado Novo, chamada Lápis Azul. As imagens são da Galeria Virtual da Censura do Museu Nacional da Imprensa.

A seleção foi feita pelos reclusos do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.

Estas imagens mostram como funcionava a ditadura que vigorou em Portugal durante 48 anos, até ao 25 de Abril de 1974.

A máquina da Censura foi um dos pilares do regime de Salazar/Caetano.  Cortava textos, apreendia livros e revistas, violava correspondência, proibia filmes e certos programas de televisão e rádio.

Engenhosamente, várias polícias estavam articuladas para agir conforme a vontade do ditador. Grande parte das provas desapareceu, mas o que ficou é suficiente para dar a noção da monstruosidade praticada.

Há 44 anos, a ‘revolução dos cravos’ pôs termo ao regime e à Censura.

MNI, abril 2018

 

OFICINAS

SCANNERLICKER

AJUSTES ÓPTICOS A TIPOS DE LETRA

Neste workshop, a partir de um conjunto de desenhos de letras por arranjar, vamos explorar vários conceitos de calibração: intersecções, overshooting, modelação, inktraps, tamanhos ópticos, e por aí fora. A ideia é prototipar-se uma palavra rapidamente e, por interações, fazer os ajustes necessários para uma composição de qualidade.

Com o Fábio Duarte Martins da Scannerlicker

INSCRIÇÕES

Data: 28 de abril

Local: Dinamo 10

Horário: das 14.00h às 20.00h

Valor da inscrição: 60,00€

 

PAULO PORTELA

TÉCNICAS E PROCESSOS DE IMPRESSÃO

Inicia no espaço Link Cowork, com uma breve introdução ao tema, sendo os participantes de seguida encaminhados para a Tipografia Vianense, onde será pretendido apresentar aos participantes as técnicas de impressão, tipos moveis e operação de máquinas gráficas.

Com o Paulo Portela da Tipografia Vianense 

INSCRIÇÕES

Data: 09 de maio

Local: Link Cowork & Business

Horário: das 18.30h

Valor da inscrição: gratuito (sujeito a inscrição) 

CELEBRA O DESIGN E A CRIATIVIDADE

HASHTAGA VIANA!

Timeline

21 ABR | 15h00 |

LANGUAGE MADE VISIBLE

ANDREW HOWARD

ESPAÇO LINHA NORTE (EXPOSIÇÃO)

21 ABR | 17h30 |

LETRAS NA PAISAGEM

R2DESIGN

OFICINA CULTURAL - IPVC (EXPOSIÇÃO)

21 ABR |

LÁPIS AZUL: A CENSURA DO ESTADO NOVO

MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA

ESTABELECIMENTO PRISIONAL (EXPOSIÇÃO)

28 ABRL | 14:00 |

AJUSTES ÓPTICOS A TIPOS DE LETRA

SCANNERLICKER

DINAMO 10 (OFICINA)

03 MAI |

GUTENBERG NO CARTOON INTERNACIONAL

PORTOCARTOON – MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA

GALERIA NOROESTE VIANA DO CASTELO (EXPOSIÇÃO)

03 MAI |

GUTENBERG NO CARTOON INTERNACIONAL

PORTOCARTOON – MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA

GALERIA NOROESTE PAREDES DE COURA (EXPOSIÇÃO)

09 MAI | 18:30 |

TÉCNICAS E PROCESSOS DE IMPRESSÃO

PAULO PORTELA

LINK COWORK & BUSINESS (OFICINA)

HASHTAG

Hashtag é uma plataforma que dinamiza periodicamente eventos de impacto cívico e cultural. Tem por objetivo contribuir positivamente na formação das novas gerações de criativos. Através da realização de debates, conferências, seminários, exposições, formações, workshops, outras atividades congéneres e, sempre que adequado, associado a um propósito social. 
Defendemos e promovemos o conhecimento do passado, do presente e do que se pensa serem as tendências de futuro de diversos temas relevantes para a sociedade em geral, assim como para a área da cultura e criatividade em particular. Visamos o desenvolvimento de projetos em parceria, assim como realizar ações de intercâmbio cultural a nível nacional e internacional.

Contactos