A 11 de julho de 1987 a população mundial atingiu os cinco mil milhões de pessoas, inspirando a ONU a comemorar anualmente este dia. O objetivo do Dia Internacional da População é alertar para as questões do planeamento e do desenvolvimento populacional. São diversos os problemas que poderiam ser focados nesta data, desde a ausência de acesso a cuidados de saúde, a escassez dos alimentos, a poluição ou as epidemias. A Blisq Creative desafia a que, neste dia, se reflita também sobre um dos temas com maior impacto a nível global, através de um conjunto de iniciativas que pretendem sensibilizar e responsabilizar as pessoas para o fenómeno das mudanças climáticas, nomeadamente um debate sobre marcas sustentáveis, um workshop sobre práticas ecológicas e ainda uma exposição em parceria com a UNICEF, centrada nas disparidades entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

Descarrega já a nossa APP!

DEBATE

MARCAS SUSTENTÁVEIS

Promover a preocupação ambiental e alargar a discussão sobre um consumo mais consciente são os objetivos deste debate, centrado na sustentabilidade do planeta e, consequentemente, da sua população. Esta nova abordagem no universo do consumo vem no seguimento de uma tendência em crescimento acelerado de introdução de novos valores no processo de decisão de compra e que pode ser encarada como uma ameaça ao status quo económico atual, mas, acima de tudo, como uma nova oportunidade para as empresas visionárias.

LOCAL: CMIA – Parque da cidade // www.cmia-viana-castelo.pt

DATA: 26 de julho às 18h30

INSCRIÇÕES

Oradores

EXPOSIÇÃO

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – UNICEF

O fenómeno das mudanças climáticas afeta toda a vida no planeta, sem escolher género, idade, etnia ou mesmo classe social. Contudo, as primeiras e maiores vítimas são as famílias com maior grau de vulnerabilidade, que dependem diretamente da natureza para sobreviver e que têm menos ferramentas para se defenderem das suas consequências. A OMS (Organização Mundial da Saúde) assegura que os efeitos sobre a saúde são desproporcionadamente maiores nas populações mais desprotegidas, o que inclui as crianças, os idosos e aqueles que já têm a saúde comprometida.
A exposição “Desenvolvimento Sustentável” é organizada em parceria com a UNICEF Portugal e pretende reforçar que vivemos em comunidade neste pequeno planeta e que as nossas decisões e ações locais têm impacto global. Todos podemos contribuir – primeiro, alterando comportamentos; segundo, educando as novas gerações; e, por fim, apoiando ações que minimizem o impacto das mudanças climáticas.

LOCAL: Claustros da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, Praça da República

DATA: 11 a 31 de julho

AJUDAR A UNICEF

Workshop

ECOLOGIA À MESA

Seja ou não inexperiente na cozinha, este workshop é para si. Encontrará propostas saudáveis, saborosas e com produtos de agricultura biológica. Poderá ainda aprender a cultivar um “jardim” de ervas aromáticas na sua cozinha. Esta é também uma iniciativa que tem como propósito divulgar e incentivar uma alimentação saudável e sustentável.

A Aromáticas Vivas é uma empresa parceira da AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (uma instituição pioneira que promove a disseminação da agricultura biológica em Portugal) e da Eco-Escolas, um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

LOCAL: Járdim do espaço comercial LethesHome, Praça da República

DATA: 22 de julho às 10h30

INSCRIÇÕES

Uma versão melhor de nós

Hashtaga Viana!

Timeline

11 JUNHO

EXPOSIÇÃO - UNICEF

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Claustros da Santa Casa da Misericórdia - Praça da República

22 JULHO - 10h30

WORKSHOP

ECOLOGIA A MESA

LethesHome - Praça da República

26 Julho - 18h30

DEBATE

MARCAS SUSTENTÁVEIS

CMIA - Parque da cidade // www.cmia-viana-castelo.pt

Entidades

Hashtag

Hashtag é uma plataforma que dinamiza periodicamente eventos de impacto cívico e cultural. Tem por objetivo contribuir positivamente na formação das novas gerações de criativos. Através da realização de debates, conferências, seminários, exposições, formações, workshops, outras atividades congéneres e, sempre que adequado, associado a um propósito social.
Defendemos e promovemos o conhecimento do passado, do presente e do que se pensa serem as tendências de futuro de diversos temas relevantes para a sociedade em geral, assim como para a área da cultura e criatividade em particular. Visamos o desenvolvimento de projetos em parceria, assim como realizar ações de intercâmbio cultural ao nível nacional e internacional.

Contactos